quinta-feira, 2 de julho de 2009

O Futuro das Empresas Familiares


01 de junho de 2009 às 00:10


“A turbulência pela qual os negócios familiares estão passando, é forte. Se você quiser sobreviver em uma empresa familiar, você precisa organizar a família.”. Foi com esta afirmação que John Davis, considerado a maior autoridade mundial em gestão de empresas familiares, Presidente do Owner Managed Business Institute, líder do programa de educação executiva Families in Business: from Generation to Generation na Harvard Business School, abriu o Fórum Mundial de Gestão de Empresas Familiares, realizado pela HSM do Brasil em São Paulo.O professor, que presta consultoria em muitos países a empresas familiares em gestão corporativa e familiar, trabalha com parentes, relacionamento com acionistas, planejamento estratégico e sucessório, e profissionalização da empresa familiar, e nos últimos anos vem trabalhando com alguns dos principais grupos familiares do Brasil, como o Pão de Açúcar, Gerdau e Votorantim, apresentou o resultado de uma pesquisa inédita, feita com 566 empresas brasileiras, realizada por ele e seus colegas Sandra Guerra, da USP, Bengt Hallqvist, do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) e Cristina Bertinelli, da Universidade de Bérgamo, da Itália, com o apoio da HSM.Surpresa ou não, o resultado apontou que apenas 22% das empresas familiares afirmam que usam contrato de compra e venda entre seus proprietários. Talvez seja este o principal motivo pelo qual a maioria das empresas familiares não sobrevive à quinta geração. “Você precisa organizar a família. As segundas gerações têm uma falsa esperança de que o líder (o fundador) tenha um poder sobre a governança, e isso não acontece”, afirma Davis.



E quando surgem os conflitos?

“Conflito não é algo para se evitar. É algo para administrar. É construtivo”. A afirmação foi de Nigel Nicholson, renomado professor de Comportamento Organizacional da London Business School, autor de 15 livros e Ph.D. em Trabalho e Psicologia Organizacional. Para ele, a idéia de que dirigir um negócio com a sua família pode ser um grande empreendimento. Mas como administrar os conflitos das empresas familiares? Aqui temos pontos a serem analisados:

1. Conheça a si mesmo – controle a si mesmo!

2. Entenda a dinâmica de sua família – absorva as coisas ruins ou afaste-se do negócio.

3. Celebre o conflito criativo – aprenda a lidar com ele.

4. Desenvolva na geração seguinte o senso de “propriedade emocional”.

5. Nunca pare de adaptar suas estruturas para o crescimento e a mudança.

6. Verifique regularmente a saúde do negócio e avalie seus riscos.

Nicholson afirma que acabamos aprendendo mais com as falhas do que com os sucessos, e aponta alguns desafios para líderes de empresas familiares, como: adaptar-se a novas conjunturas, promover capacitação e cultura e ainda criar senso de “propriedade emocional” na geração seguinte.“Liderança é como um peixe. Apodrece nas nossas mãos pela cabeça”, declarou, analisando que muitas vezes o comportamento inadequado dos pais influencia nos comportamentos e escolhas dos filhos, causando impacto em toda a companhia. Ele acredita que erros de influência, histórias e teorias, jogos, falta de governança básica e má gestão de conflitos são fatores que costumam maximizar os conflitos dentro das empresas familiares. “As pessoas precisam ver as conseqüências de suas ações e pensar mais na saúde do negócio”, e reitera dizendo que é preciso criar formas de lidar com a culpa e criar formas de pacificação que maximizem os ativos da família”.E como resolver os conflitos do dia-a-dia? Nigel Nicholson deixa algumas dicas para você:- Esteja pronto para lidar com as idiossincrasias e patologias de sua família.- Fique atento aos sinais de advertência – investigue-os.- Prepare-se para as vicissitudes comuns das famílias empresárias.- Não se desligue do mundo exterior – para não acabar resguardado, isolado e afastado demais.- Não acredite nas histórias que você mesmo conta.- Estabeleça regras que permitam a todos se sair bem.- Adote um equilíbrio saudável entre vida e trabalho.- Saiba perdoar e ponha uma pedra em cima do que passou.- Lembre-se dos interesses que todos têm em comum.- Promova a sua cultura.
Origem: Portal Administradores.com

Um comentário:

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