quinta-feira, 2 de julho de 2009

AS NOVAS EMPRESAS E AS DIFERENÇAS CULTURAIS


A economia global traz consigo a mescla de culturas dentro da empresa. Com isso, o grande desafio atual para o RH é desenvolver estratégias que preparem os profissionais a coexistir com as diferenças, dentro da organização.

Este, justamente, será um dos temas tratados no Fórum Global que a SOCIETY FOR HUMAN RESOURCES MANAGEMENT realiza, em Nova York, entre 15 e 17 de abril. O evento reúne centenas de profissionais do mundo todo e, por isso, torna-se um espaço privilegiado para discussões estratégicas, workshops e apresentações sobre as práticas globais em Recursos Humanos, inclusive os complexos processos de Fusões e Aquisições. CM Sociologia de Empresa, companhia argentina especializada em processos culturais para empresas que passam por fusões, fará três apresentações especiais no Fórum, enfocando a América Latina: Keys For Talent Hiring In Latin America (Chaves para a contratação de talentos na América Latina);How To Recruit In Times Of Downsizing, Mergers & Acquisitions (Como recrutar em tempos de “donwsinzings”, fusões e aquisições), com Horácio D’Agostino como palestrante; e Managing Successful Mergers & Acquisitions In Latin American Cultures (Administrando com sucesso Fusões e Aquisições nas culturas da América Latina), com Enrique Tarelli e Horácio D’Agostino.Horacio D´Agostino, especialista em Recursos Humanos, membro da IACMP (International Association of Career Management Association) e vice-presidente executivo da CM Sociología de Empresa, conversa sobre a fusão de culturas diferentes em uma empresa e o desafio que isto representa para a área de Recursos Humanos.

Quais as complicações enfrentadas por uma empresa integrada por grupos e culturas diversas?

Horácio D´Agostino- As fusões e aquisições trazem desafios que vão muito além das etapas iniciais de uma adequada “due dilligence”. A complexidade de integrar com êxito organizações e sistemas diversos aumenta quando existem problemas originados pela coexistência de culturas diferentes.

Que importância tem a área de Recursos Humanos frente a estes problemas?

Horácio D´Agostino- A atuação do RH é primordial. Dela depende o sucesso ou o fracasso de uma fusão ou de uma aquisição. Os processos de Recrutamento e Seleção, bem como de Desenvolvimento são de grande importância para as empresas em processo de fusão que querem manter sua liderança no mercado.O fato é que as Fusões e Aquisições fazem parte das estratégias corporativas, já que cada companhia em seu respectivo segmento busca vantagens competitivas e, em muitos casos, a liderança mundial. Uma recente pesquisa feita em 25 países mostrava que 45% das empresas com mais de mil funcionários passaram por processos de fusão, de aquisição ou enfrentaram mudanças importantes na composição de seus grupos de acionistas.

As empresas dos países latino-americanos, que ainda estão em vias de desenvolvimento, enfrentam os mesmos problemas daqueles em países desenvolvidos?

Horácio D´Agostino - Apesar de ainda atravessarem um período de estabilização política-econômica, os países da América Latina receberam inversões importantes nos últimos anos, que desempenharam um papel importante em suas respectivas economias. Assim, dentro deste contexto, os processos de Fusões e Aquisições exigem especial atenção e esforços redobrados para se alcançar os objetivos fixados. Qualquer um poderia imaginar que o mercado de trabalho latino-americano requeresse ações de RH diferentes daquelas aplicadas nos países mais desenvolvidos. Paradoxalmente, não é assim que acontece. Não importa quão alta seja a taxa de desemprego, quando as empresas precisam contratar novos funcionários em nosso continente (principalmente em nível gerencial), enfrentam os mesmos desafios das matrizes. O talento é sempre uma moeda escassa e, para atrair recursos humanos valiosos, é preciso oferecer oportunidades tentadoras.A retenção dos melhores profissionais defronta-se com o mesmo problema: os empregados-chave são estratégicos para a companhia e, num ambiente altamente competitivo, elas não podem se dar ao luxo de perde-los para a concorrência.


Origem: Bumeran Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário